A História Breve do Grande Hotel de Paris

sexta, 22 janeiro 2016, 17:01



A História Breve do Grande Hotel de Paris

O Grande Hotel de Paris é o hotel mais antigo da cidade do Porto. Saiba um pouco mais sobre a nossa origem.

Sendo o edifício inicialmente construído em 1855 para ser a sede da Sociedade Filarmónica Portuense, apenas em 1877 é inaugurado como Grande Hotel de Paris, sucedendo à Hospedaria Francesa, a qual havia "sucumbido" num incêndio anos antes.

Um ano após a abertura, o hotel torna-se uma referência na cidade com a sua constante inovação. Abre a sala de café e restaurante à lista, e três salões de jogos ricamente adornados, abertos até depois da hora do teatro.

Em 1879 teve lugar o primeiro sarau musical no jardim iluminado, sendo que neste ano passa também a disponibilizar serviços como cabeleireiro e sala de leitura, tendo ainda o seu jardim interior iluminado.

Entre os anos 1888 a 1907 tiveram lugar os banquetes dirigidos pelo maître Joseph Aufrére, altura em que o Hotel era gerido por proprietários franceses (1877-1887 Gabriel Dupuy, 1888-1907 Joseph Aufrére, 1908-1918 Gustave Cérez).

Posteriormente, em 1919, começou a época dos proprietários portugueses (Manuel Ferreira Da Silva, Augusto Teixeira De Carvalho e Joaquim Da Silva Petiz e da gerente Francesa Pauline Buton), sendo que durante a década de 20’s, se executaram inovações nas instalações.

A secunda metade de século XX, época dos proprietários galegos, era muito apreciável para o Grande Hotel de Paris. O restaurante do nosso Hotel tinha a fama de servir os melhores acepipes da cidade do Porto. Ademais, o hotel era um lugar de encontros da sociedade e entretenimentos (ex. saraus musicais). Ficou conhecido como “Casa Trasmontana” porque havia muitos viajantes de Trás-os-Montes.

Desde 1999 a família ferreira é propriétária do Grande Hotel de Paris. Esta é uma familia tradicional transmontana. Adquiriu este Hotel aos proprietários galegos. Procedeu-se então a um trabalho de restauro, remodelação e preservação da identidade e personalidade histórica do Hotel, tendo desde então um aspecto arquitectónico de finais do século XIX da capital parisiense que lhe empresta o nome.

Grande Hotel Paris 1877


Twitter

Newsletter